terça-feira, 25 de maio de 2010

Primeira década do milênio é pintada em azul e branco

Desde a década de 60 do século passado Paysandu e Remo, parece até combinado, mantêm cada um a supremacia de títulos a cada dez anos. Na primeira citada, quando o Papão tinhas jogadores como Quarentinha, Ércio e Beto, ficou ele com a maioria dos títulos. Os anos 1970 são lembrados até hoje como os melhores da história azulina, que teve, entre outros, Dico, Aranha, Dutra, Marinho, Elias, Mesquita, Alcino, Bira, entre outros. A década seguinte foi mais equilibrada por causa dos dois títulos lusos, mas mais uma vez o Paysandu ficou com a maior parte dos títulos. Em 90 o Remo reinou soberano com sete títulos, sendo que ainda foi penta. A primeira década do novo milênio, que termina esse ano, foi toda alviazul.
Mesmo que seja o Águia o campeão paraense, o Papão ainda fica com cinco títulos estaduais contra quatro do maior rival. A diferença é pequena, mas é em âmbito nacional que a diferença bicolor é desproporcional. Tudo bem que em 2005 o Leão Azul conquistou o maior título de sua história ao vencer a Série C do Brasileirão, mas o Paysandu ganhou uma Série B (2001), a conquista inédita para times paraenses com a Copa Norte (2002), a Copa dos Campeões (2002) e ainda a participação na Libertadores da América (2003). Ou seja, mais do que nunca é o campeão da década.
Curiosamente nesses nove anos de Parazão no novo milênio houve apenas uma decisão entre os dois maiores rivais. Papão e Leão decidiram a competição de 2002, com o Paysandu ficando com o título. Aquele também marcou a última decisão do Campeonato Paraense fora do Mangueirão desde que o estádio foi construído. Como ele estava em reforma, o Re x Pa decisivo foi lá e terminou empatado sem gols. Como no primeiro jogo decisivo o papão goleou o Leão por 4 a 0 no Baenão, levantou a taça.
Desde 2001 que Paysandu e Remo tiveram essa única oportunidade de decidirem o campeonato. A Tuna tentou duas vezes, Ananindeua, São Raimundo e Águia uma, sendo que esse ano o Azulão tenta mais uma vez. Em duas oportunidades o campeonato não teve final, com o mesmo time vencendo os dois turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário